Contos, de Tchekhov

 


“(...) mas logo em seguida afastou essa alegria e deitou-se. Como para desafiar o destino, ele não foi visitar o general.”

“Se bem que fosse sociável, a sua desconfiança e a irascibilidade do seu caráter eram tão pronunciadas que evitava todas as relações de maior intimidade, e por esse motivo não tinha amigo algum.”

 

Reunião de contos rara de Tchekov, publicada pela editora Otto Pierre Editores, traz uma coletânea excelente para quem quer iniciar com a escrita do autor ou até mesmo adentrar na literatura russa através de narrativas mais curtas. Por estar esgotado, provavelmente você achará em um sebo ou Estante Virtual.

O livro contém oito contos, todos eles são ideais para perceber o estilo de escrita de Tchekhov, visto que todos tem em comum um tom mais reflexivo, mas não de forma completamente subjetiva, pois todas as histórias mostram a realidade dos personagens e suas vivencias com familiares, amigos e amores.

Além disso, Tchekhov não é um autor que finaliza suas histórias, em grande maioria terminam com reticências, o que deixa o leitor tirar suas próprias conclusões de acordo com suas próprias experiências, trazendo algo até mesmo lúdico ao texto como é o caso de “O beijo”, “Camponeses” e para os amantes de histórias policiais, “O fósforo”. Entretanto, o conto o qual mais senti carinho e que causou diversas discussões comigo mesmo foi “O louco”, acrescento que todos, uma vez na vida, se possível, leiam esta história, ela mostra como até mesmo a loucura é relativa e, de certa forma, o louco é realmente louco ou louco mesmo são aqueles que o julgam e se julgam normais?

Mais do que recomendado. Deixo abaixo a minha nota individual para cada um dos contos presentes:

 

O Louco – mais do que excelente, praticamente essencial.

Camponeses - Excelente

O conselheiro secreto – Muito bom

Pelo Caminho - Excelente

O fósforo sueco - Excelente

O beijo - Excelente

Os Indesejáveis – Muito bom

“Perpetuum móbile” – Bom


Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha.

Comentários

Postagens mais visitadas