Venha ver o pôr-do-sol e outros contos, de Lygia Fagundes Telles

 


“Levantei-me. Eu queria ficar só naquela noite, sem lembranças, sem piedade. Mas os laços – os tais laços humanos – já ameaçavam me envolver. Conseguira evitá-los até aquele instante. Mas agora não tinha forças para rompê-los.”


Confesso que não sou uma furiosa adepta a contos, mas com a imensa correria que a faculdade vem me proporcionando, essa forma de narrativa veio como um grande alvoroço em minha rotina.

Este livro em questão é uma coletânea de oito contos da autora Lygia Fagundes Telles e, vale ressaltar, me surpreenderam bastante. As narrativas são bem rápidas, marcada pelo sentido conotativo, em geral apresentam um temas até mesmo macabros, como é o caso do conto-título, “As Formigas” e “O Noivo”, outros inclinam-se para enredos filosóficos, melancólicos e humanos que é o caso de “ Biruta”, “Natal na Barca” e “O Menino”.

Os contos, em sua maioria, foram experiências de leitura extremamente satisfatórias e ideais para levar às salas de aula para mostrar um pouco sobre o modelo conto, narrativas e figuras de linguagem, caso você seja um professor de Português, literatura e até mesmo filosofia. Ademais, são perfeitos para quem quer voltar a ler ou está passando pela famigerada “ressaca literária”.

Por fim, caso tenha interesse, é um livro muito comum em bibliotecas escolares e facilmente encontrado nos sebos. Deixo abaixo minhas notas pessoais sobre cada um dos contos presentes no livro.  

 

O noivo – Bom

Natal na barca – Excelente

Venha ver o pôr-do-sol - Excelente

As formigas - Bom

O jardim selvagem - Bom

Biruta - Excelente

Antes do baile verde - Bom

O menino – Ótimo

 

Cuidado com as entrelinhas (principalmente neste caso) e até a próxima resenha.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas