O Perfume, de Patrick Sünskind




Este, com certeza, foi o livro mais psicodélico, louco e que mais me surpreendeu este ano até então. O Perfume é um livro incomparável e aquele o qual em uma simples explicação entre amigos ou resenhas não serão capazes de descrever o quão incrível (e estranho) é este enredo nada convencional.

A narrativa conta como protagonista Jean-Baptiste Grenouille, um homem que carrega em si um olfato extremamente sensível a odores, humanos e não humanos, p qual o faz observar o mundo de outra maneira e perpectiva. Ao decorrer do livro, presenciamos sua vida a partir de seu nascimento feita em meio a uma banca de feira onde vendia peixes e, a partir de então, uma vida carregada de desprezos e descasos das pessoas para com o personagem. Entretanto, tudo muda quanto Grenouille começa a trabalhar em uma perfumaria e suas habilidades olfativas começam a lapidar-se.

“A infelicidade do ser humano provém do fato de ele não querer ficar quieto no seu quarto, onde é o seu lugar”
P. 59

“Estava agora até orgulhoso de si mesmo. E infinitamente aliviado. Pela primeira vez em muitos anos desapareceram de suas costas as câimbras que lhe deixavam a nuca tensa e os ombros cada vez mais devotamente curvados, e sem esforços conseguiu ficar ereto, aliviado e livre, alegrando-se com isso.”
P. 69

Logo, tudo o que acontecer após este emprego será completamente spoiller, entretanto, pode-se ressaltar alguns pontos que achei mais impressionante neste livro. Apesar de o personagem apresentar muitas características psicopáticas, por sabermos de toda a sua história desde o seu nascimento, entendemos por muitas vezes seus pensamentos e atitudes em relação a aceitação. Além disso, o livro contém uma carga psicológica, filosófica e reflexiva em grande escala, por muitos momentos enquanto lia no trem, me deparava parando a leitura para pensar sobre algumas frases de efeito. Obviamente, é um livro muito bom, mas que pode não agradar a todos, assim como todos os livros.

De qualquer maneira, se você quer um livro para distrair e não querer largar de nenhuma forma, eu recomendo fortemente esta leitura.

Cuidado com as entrelinhas. Uma boa leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas