Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins


Livro de inspiração para o filme homônimo, o enredo para quem o conhece no cinema pode surpreender-se pois há modificações em alguns detalhes. Aliás a história está em formato de teatro e é bem curta. O livro também fez parte da lista obrigatória do vestibular da Unicamp durante um bom tempo.

O enredo, como já dito, é dotado de uma história muito pequena e muito rápida de ler. Acompanhamos, portanto, a história de Leléu um homem que foi preso, a principio, por envolver-se com uma garota menor de idade. O personagem é conhecido por ser um galanteador e, conseqüentemente, não levado a sério entre as mulheres no geral e seus companheiros.

Mas, através de visitas constantes da filha de Tenente Guedes, a Lisbela, Leléu acaba por se apaixonar perdidamente pela moça e vice e versa, só que há um detalhe: Lisbela está noiva de Dr. Noêmio, o qual é constatemente citado por ser vegetariano e ter o costume de assistir filmes no cinema.

“Citonho: Doutor Noêmio, desculpe a indiscrição. Andaram me falando de uma coisa, mas eu não quis de maneira nenhuma acreditar. Me disseram que o senhor é de uma raça que só come folha.
Dr. Noêmio: Pois pode acreditar. Sou vegetariano e muito orgulho-me disto. “
P. 22

“Leléu: Tenho, mas quero todos vivos. Uma homem deve ter inimigos. Por que houvera de querer matá-los? Assim, eu também ia matar a morte, a doença, delegados safados, ia matar a velhice e a covardia, chefe. Deixe meus inimigos vivos. Quero meus inimigos vivos.”
P. 34

A partir de então, são diversos os obstáculos que Lisbela e Leléu passam em nome de tal sentimento, mas será que essa união realmente irá se concretizar?

No geral, o livro é muito tranqüilo de ler, de certa forma muito bonito e revela, visivelmente, questões de diferenças sociais e costumes. A linguagem é formada pela oralidade nordestina a tornar o livro regional e com diálogos muitas vezes aprofundados em demasia. Antes de tudo, apesar de ser rápido, aconselho fazer um esforço para ir um pouco mais devagar na história, para saborear um pouco de cada um dos persogens e diálogos que são muito lindos.

Boa leitura a todos e cuidado com as entrelinhas!

Comentários

Postagens mais visitadas