As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain



Tom Sawyer é um personagem clássico da literatura, citado constantemente na série de TV Lost, inspiração para a música mais famosa da banda Rush intitulada como “Tom Sawyer”, citado em vários filmes como “A Felicidade Não se Compra” e “Liga Extraordinária” e escrita em uma época quando a escravidão sulista nos Estados Unidos prevalecia em peso.

O enredo gira em torno de Thomas Sawyer ou apenas Tom Sawyer, seus familiares em específico Tia Polly e seus amigos Huckleberry Finn e Joe Harper. Tom vive intensas fugidas de casa, faltam constantemente as aulas para pescarem ou fazerem estripulias, perdem-se nas matas e presenciam diversas cenas de crime.

“Mas, quando se é muito novo , o coração não se conserva constrangido durante longo tempo e, assim, pouco depois, Tom recomeçou , quase sem querer, a interessar-se pela vida. “

P. 70

“Pareceu-lhes esplêndida aquela refeição comida em  liberdade na floresta virgem, no meio de uma ilhga desabitada, longe dos outros homens; todos concordaram em que nunca mais voltariam à civilização”
P. 111



Somos resgatados, a partir de tais aventuras que o personagem apresenta constantemente doses de melancolia intensas e também a sensação de não encaixar-se, de certa forma, aos seus colegas da escola e também com seus familiares.

O livro é de fato muito nostálgico e nos vemos lembrando de nossa infância ao decorrer da leitura. Em resumo, Tom Sawyer uma ode a essa criança da qual muitas vezes nos esquecemos que fomos um dia.
Não é um livro difícil de encontrar, além de ter sido editado em diversos edições diferentes para todos os gostos. Entretanto, para edições mais baratas, temos no Le Livros em todos formatos, além de livrarias e sebos.

Uma boa leitura e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas