A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson



Sob o mesmo autor de O Médico e o Monstro e também A Estátua de Mármore, talvez a Ilha do Tesouro seja muito famosa por sempre estar na biblioteca da escola na seção de infantojuvenil.

Depois de uma visita muito estranha de um marinheiro chamado Billy o qual fica temporariamente como hóspede na pensão da família do personagem principal, Jim Hawkins. A partir desse momento diversos são os mistérios que acompanham e, dentre eles, um mapa de uma ilha a qual é mostrado para dois homens com grande renome, são eles Dr. Livesey e Sir Trelawney, partem no navio Hispaniola.

“Ele desceu na manhã seguinte e fez sua refeição como de costume, embora tenha comido pouco e tivesse tomado mais, eu receio, que sua dose habitual de rum, poishavia se servido ele mesmo no bar, carrancudo e soprando pelo nariz; e ninguém se atreveu a cruzar seu caminho. “
p. 31

“Na noite anterior ao funeral, ele estava tão bêbado como sempre; e foi assustador, naquela casa em luto, ouvi-lo cantando sua terrível canção do mar; mas, fraco como ele estava, estávamos todos com medo de sua morte, e o médico foi de repente levado para tratar de um caso a milhas de distância e não estava por perto da casa após a morte de meu pai.“
P. 31

“-Fui abandonado três anos atrás – ele continuou – e vivi de cabras até então, e de amoras e ostras. Onde quer que um homem esteja , eu digo, ele pode cuidar de si.”
P. 113

A partir desse momento, temos um enredo formado por aventuras constantes, principalmente o envolvimento coletivo, formação de laços e amizade, além das mudanças de personalidade de Jim e toda a conseqüência que esta viagem traz para seu comportamento e formação.
É um livro muito interessante, tem um quê de romance de formação, fantasia e aventuras que incitam o leitor a continuar a leitura. É muito recomendado, principalmente para quem ainda não tem o hábito da leitura.  

Aproveitem e cuidado com as entrelinhas. 

Comentários

Postagens mais visitadas