O Feijão e o Sonho, de Origenes Lessa



Livro do qual deu origem a uma série e novela nos anos oitenta na TV Cultura com o viés de aula de língua portuguesa e, após ler, realmente vemos que faz muito sentido.

O enredo do livro gira em torno de um professor e escritor de poemas e romances, Campos Lara e seus conflitos constantes com sua mulher, Maria Rosa a qual o critica e mostra-se insatisfeita para com a profissão de seu marido e sua personalidade no geral. Mas a narrativa vai muito além de discussões de casal, muito pelo contrário, presenciamos passagens sobre a importância da educação e, em muitos casos, as defesas feitas por Campos Lara a partir deste tema soam de maneira trabalhada e é um material para extrema reflexão.

“- Você vê que não tem razão de falar. É preciso ir com calma. Esta gente ainda não sabe dar valor à instrução. Pensa que estudo só serve para atrapalhar...”
P. 78

Aliás, apesar de inusitado, o título é um breve resumo da dicotomia tratada: o Feijão seria Maria Rosa, preocupada com o sustento da família, e sua critica principal seria que a profissão de escritor e professor não sustenta o suficiente; os diálogos da personagem demonstram o lado racional da situação, contrapondo-se ao Sonho representado por Campos Lara, homem que carrega em si o desejo de melhorar a educação através de suas aulas e de escrever livros dos quais atinjam o máximo de pessoas possíveis.

A partir desse levantamento, somos remetidos a nossa própria realidade. Vivemos constantemente entre o nosso “feijão e o Sonho”! quantas vezes nos vimos diante do que realmente gostamos e daquilo que não nos agrada com a mesma intensidade, mas nos dá a segurança financeira necessária embora muitas vezes isso não nos faça bem e, em muitos casos, nos deixem doentes?

De qualquer maneira, este livro está no mesmo parâmetro de O Perfume, de Süskind, visto que ambos foram os livros que mais me surpreenderam positivamente até o momento deste ano e tornando-se um dos meu preferidos do meu repertório.

Esta edição encontrei por acaso no Pegue, Leve e Leia da Biblioteca Mário Schenberg, entretanto é muito fácil encontrar em sebos.
Recomendo que todos leiam este livro, ao menos uma vez na vida.

Uma boa leitura a todos e cuidado com as entrelinhas!

Comentários

Postagens mais visitadas