No Ar Rarefeito, de Jon Krakauer



Muito ouvimos falar sobre o Everest, o pico mais alto do mundo, o qual sabemos vagamente sobre pessoas que já o escalaram. No entanto, muitos de nós não temos idéia consciente e aprofundada do quão essas pessoas que fazem esta decisão sofrem e passam por momentos muito pertubadores para alcançar o ápice do mundo.

Neste livro reportagem, acompanhamos a experiência do próprio autor Jon Krakauer em uma expedição ao Everest, visto que já tinha experiências em escalar montanhas de pequeno porte. Assim, ele inscreve-se e vive a experiência com um grupo em que carregam um sonho em comum: chegar ao ponto mais alto do mundo.

“Numa escalada, ter confiança nos parceiros é uma das principais preocupações. As ações de um único alpinista podem afetar o bem estar de toda a equipe. As conseqüências de um nó mal feito, de um tropeção, de uma pedra deslocada ou qualquer outra ação descuidada afetam a todos, não só àquele que cometeu o erro.”
P. 49

Mas, o que é observável neste livro me lembrou muito Senhor dos Anéis em grande parte do tempo, pois em boa parte do enrefdo é a descrição de Jon sobre as condições físicas de seus companheiros e dele próprio, o quanto fica difícil a escalada e a falta de ar constante conforme chegam ao topo dentre outras situações.

Entretanto, a grande questão desse livro e o que mais me chamou a atenção e me fez refletir constantemente após seu término é que, carregamos sonhos e esses sonhos são, muitas vezes, o motivo para prosseguirmos o percurso, seja ele a vida seja ele realmente uma estrada literalmente, no entanto, muitas vezes não pensamos o que será de nós ao conseguirmos de fato tais sonhos, pois muitas vezes alcançamos o pico, mas quando chegamos a este momento, não sabemos exatamente o que fazer com aquilo e o que sobram são apenas as lembranças, boas ou ruins, das pessoas que se foram.

Contudo, é um livro muito, muito especial. O final descrito por Jon foi muito emocionante, ao mesmo tempo pensamos em nossa existência tão mínima frente a natureza e o quanto somos insignificantes diante de sua grandeza.

Não é um livro difícil de achar. Minha edição encontrei em um sebo por R$ 3,50 e está disponível na internet em todos os formatos no Lê Livros.

Uma boa leitura a todos vocês, até mais =)

Comentários

Postagens mais visitadas