Alice - Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá, de Lewis Carroll



(Para ver a resenha de Alice no País das Maravilhas, clique AQUI)

Apesar de não ser de conhecimento de muitos, Através do Espelho é a continuação de Alice no País das Maravilhas. O enredo muda bastante, dado que agora Alice atravessa o mundo do espelho no qual tudo e ao contrário, especialmente os costumes e também por apresentar como cenário, um jogo de xadrez.


“Oh, Kitty, como seria bom se pudéssemos atravessar para a Casa do Espelho! Tenho certeza de que nela, oh! Há tantas coisas bonitas! Vamos fazer de conta que é possível atravessar para lá de alguma maneira.”
CARROLL, Lewis. Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá.P. 164. Editora Zahar - Clássicos


No instante seguinte Alice atravessara o espelho e saltara lepidamente na sala da Casa Espelho. A primeira Coisa que fez foi verificar se havia fogo na lareira, e ficou muito satisfeita ao constatar que havia fogo de verdade, crepitando tão alegremente quanto o que deixara para trás.
CARROLL, Lewis. Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá.P. 165 e 166. Editora Zahar – Clássicos


Assim como no livro anterior, Alice vive diversos imprevistos e peripécias ao decorrer do livro. Conhecemos outros personagens como a Rainha Branca, cavalos, peões, flores vivas, dentre muitos outros. No entanto, o decorrer do livro não é exatamente tão convidativo como No País das Maravilhas, mas o final é realmente um grande marco e emocionante, pois as teorias constantes a respeito do livro se tratar da juventude ou até mesmo uma parte da vida se transformando, vulgo transições, se contemplam no desfecho da narrativa de tal forma que sentimos uma breve saudade de Alice criança, da inocência e de tal época que se transforma como metamorfose.


“... e afinal de contas era apenas uma gatinha.”
CARROLL, Lewis. Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá.P. 311. Editora Zahar – Clássicos


Ler os ambos livros da Alice é uma experiência única. Uma narrativa simples e infantil, mas que para estudos teóricos de semiótica são verdadeiras preciosidades, visto que é repleto de símbolos dos quais podem partir diversos significantes e significados, além de ser de um ótimo material para trabalhar com interpretações de texto.
Não deixem de ler esse lindo clássico para seus filhos, sobrinhos e para si mesmo. 


Uma boa leitura a todos você e cuidados com as entrelinhas!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas