Alice – Aventuras de Alice no Pais das Maravilhas, de Lewis Carroll



Um dos grandes clássicos da literatura infantil, Alice no Pais das Maravilhas conta com um cenário alucinógeno e por vezes surrealistas.

O livro conta a história de Alice, uma menina que ao seguir um coelho acaba entrando em uma toca. Lá embaixo, nesse abismo, encontra-se com diversos personagens inusitados – uma tartaruga deprimida, uma lagarta muito sábia, um gato muito esperto e misterioso e complicações com as variações de tamanhos: cresce, diminui, cresce novamente. É durante essas aventuras, que Alice conhece os clássicos personagens Chapeleiro Maluco, a qual toma um chá e travam conversas muito estranhas e a Rainha de Copas, agressiva e autoritária, além de uma grande obsessão em questão de decapitações.


“-Era muito mais agradável lá em casa. – pensou a pobre Alice, - lá não se ficava sempre crescendo e diminuindo, e recebendo ordens aqui e acolá de camundongos e coelhos. Chego quase a desejar não ter descido por aquela toca de coelho... no entanto... no entanto... é bastante interessante este tipo de vida!”
CARROLL, Lewis. As Aventuras de Alice no Pais das Maravilhas. p.46. Editora Zahar


“- Volte- chamou a lagarta. – Tenho uma coisa importante para dizer!
Isso parecia promissor, sem dúvida; Alice se virou e voltou.
-Controle-se – disse a largarta.
-Isso é tudo? – quis saber Alice, engolindo a fmaça o melhor que podia”
CARROLL, Lewis. As Aventuras de Alice no Pais das Maravilhas. p.58. Editora Zahar 


“-Ele não faz o que peço!Agora, são sempre seis horas
-Alice teve uma ideia luminosa – É porn isso que há tanta louça de cha na mesa? – Perguntou.
-É, é por isso – suspirou o chapeleiro; - é sempre hora do chá, e não temos tempo de lavar a louça nos intervalos”
CARROLL, Lewis. As Aventuras de Alice no Pais das Maravilhas. p.86. Editora Zahar


“(...)-Qual seu nome, criança?
-Meu nome é Alice, para servir a Vossa Majestade – disse Alice, muito polidamente, mas acrescentou com seus botões: - Ora! não passam de um baralho. Não preciso ter medo deles.
(...)
A Rainha ficou rubra de fúria, e depois de fuzilá-la com os olhos por um momento como uma fera selvagem gritou: - Cortem-lhe a cabeça! Cortem...”
CARROLL, Lewis. As Aventuras de Alice no Pais das Maravilhas. P. 95 e 96. Editora Zahar


Embora seja um livro voltado para crianças e a narrativa seja relativamente simples, não se pode negar que foi escrito por um adulto e que podemos encontrar muitas mensagens nas entrelinhas. Isso é muito visível no final do enredo. A questão do crescimento adquiridos em determinados conflitos que são necessários ou desnecessários, causando a maturidade em que muitos reagem a este momento de forma tranquila, outros nem tanto. 

A forma como Alice fica perdida nos Pais das Maravilhas, poderia ser uma representação da transição da infância para a adolescência, da adolescência para a vida adulta ou mesmo das fases esporádicas de transformação, por exemplo, quando algumas de nossas atitudes e acontecimentos externos nos parecem tão disparados, confusos e dispersos que não sabemos exatamente qual o próximo capitulo, rapidamente nos provocando uma sensação que Kafka descreve em suas obras ou mesmo o ambiente que Robert Frost nos proporciona em seu poema “The Road Not Taken”. Um dia acordamos e as mudanças batem a porta ou vem fantasiadas de coelho, nos convidando para não sermos mais os mesmos.  


“-Receio não poder ser mais clara -, Alice respondeu com muita polidez, - pois eu mesma não consigo entender, para começar; e ser de tantos tamanhos diferentes num dia e muito pertubador.
- Não é- , disse a lagarta.
-Bem, talvez ainda não tenha descoberto  isso - , disse Alice; - mas quando viraruma crisálida... vai acontecer um dia, sabe... e mais tarde uma borboleta, diria que vi achar isso um pouco esquisito, não vai?
- Nem um pouquinho- disse a lagarta.
- Bem, talvez seus sentimentos sejam diferentes, concordou Alice;”
CARROLL, Lewis. As Aventuras de Alice no Pais das Maravilhas. P. 55 e 56. Editora Zahar



Diversas adaptações de Alice foram feitas para o cinema, além de diversas edições e traduções. O livro é encontrado em muitas bibliotecas públicas e também em diversos formatos digitais no site Le Livros.

Portanto, reserve um tempo em transportes públicos ou mesmo em casa para ler este clássico incrível.

Cuidado com as entrelinhas,
Uma excelente leitura a todos! 

Comentários

Postagens mais visitadas