Relatos de um Gato Viajante, de Hiro Arikawa



Antes de tudo, gostaria de dizer que esse foi um dos livros mais lindo, engraçado e emocionante que já li. Além disso, foi meu primeiro contato com a literatura japonesa, a qual pretendo me aprofundar mais daqui para frente.

E sim, me emocionei como fazia muito tempo que não me emocionava lendo um livro.

Ademais, é muito comum vermos filmes com a narrativa feita pelos animais, mas livros eu nunca tinha visto e sentido  essa oportunidade, pois o enredo da história é em grande parte feita pelo gatinho Nana, alternando muitas vezes para o seu dono Satoru.

“-Não tenho nada muito bom para um gato
Qualquer coisa serve! Um gato de rua não pode ser muito exigente. Que tal esse petisquinho de vieira, hein? Acho que seria uma boa hora”
ARIKAWA, Hiro. Relatos de um Gato Viajante. P.10. Editora Alfaguara

“Vou abrir uma exceção, só para você: pode brincar comigo sempre que me encontrar em cima daquela van, mesmo que não me dê nenhum presente”
ARIKAWA, Hiro. Relatos de um Gato Viajante. P.15. Editora Alfaguara

Nana a princípio era um gato de rua e é a coisa mais engraçada ele relatando quando conhece, finalmente, Satoru, seu dono. Até porque, principalmente para as pessoas que gostam ou até mesmo criam gatos, sabe que eles tem todo aquele jeitinho mal humorado, e as falas são muito bem feitas, pois é bem sincronizado com as repartições das vozes de Satoru.

Contudo, ao ser atropelado é finalmente adotado por Satoru. Mas depois de cinco anos ele inicia uma série de visitas a antigos conhecidos e leva consigo gato, o que causa um eterno mistério do por quê isso acontece, o motivo será revelado apenas ao final da história, portanto, não estragarei a sua leitura. Durante essas visitas Satoru e Nana viajam, conhecem vários lugares e passam muito tempo juntos, o laço entre os dois aumenta e acompanhamos essa trajetória que se torna efetivamente emocionante.

Em suma, é um livro muito sensível e delicado, com certeza se tornou um dos meus livros da vida a partir do momento que o fechei. Recomendado para todos, especialmente aos que amam os animais, reconhecendo que eles são realmente nossos verdadeiros amigos.


Uma boa leitura e vá agora abraçar seu bichinho de estimação, eles merecem!

Comentários

Postagens mais visitadas