Após o Anoitecer, de Haruki Murakami



Meu primeiro contato com Haruki Murakami, autor japonês contemporâneo mais comentado e adorado desta década. Posso dizer que depois de ler este livro, eu também compartilho dessa opinião.
Com elementos fantásticos, pitadas de mistérios e, sobretudo, a observação da solidão e individualidade pessoal de seus personagens, Murakami traz uma narrativa instigante e muitas reflexões.

O enredo inicia com Mari, uma estudante universitária, lendo um livro em uma cafeteria. De repente, surge um rapaz, do qual mais para frente será revelado seu nome, Takahashi. Ambos aparentemente já se conhecem, em decorrência da irmã de Maria, Eri Asai e começam a conversar sobre diversos assuntos.

“Por que será que todos nos trilhamos caminhos diferentes? Veja o caso de vocês... Nasceram dos mesmos pais, cresceram na mesma casa e as duas são meninas. E, apesar de terem tanto em comum, por que será que se tornaram pessoas tão diferentes?
MURAKAMI, Haruki. Após o Anoitecer. P.20. Editora Alfaguara.

“Mari continua sentada lendo seu livro grosso. Um sanduíche vegetariano está sobre a mesa, praticamente intocado. Pelo visto, ela só pediu o sanduíche para fazer hora e não porque está com fome”
MURAKAMI, Haruki. Após o Anoitecer. P.35. Editora Alfaguara.


No entanto, a narrativa não se volta apenas para esse casal de amigos, pois durante o livro nos são apresentados outros personagens fundamentais na história, são eles Eri Asai, uma prostituta, um homem solitário que trabalha em uma empresa de software e uma funcionária de Motel. Todos esses personagens terão conversas que vão fazer o leitor ter a sensação de participar também na conversa, visto que a descrição de detalhes das cenas, ambientes, locais e pessoas, são muito precisas.

Algo para se observar neste livro, é o narrador, o qual podemos considerar observador e intruso ao mesmo tempo, pois este ser participa de todos os momentos como se fizesse parte da vida desses personagens, embora eles não o conheçam.

“Estamos no Deny’s.
Nada tem de muito especial, mas a iluminação é adeqada: a decoração e as louças são neutras; o projeto do piso foi minuciosamente planejado e padronizado por especialistas de engenharia; a música ambiente é discreta e o volume é baixo; e os funcionários são treinados para atender os clientes corretamente, conforme o manual: ‘ bem-vindos ao Deny’s!’ Aqui dentro, todas as coisas são anônimos e podem ser substituídas. A casa está quase lotada. “
MURAKAMI, Haruki. Após o Anoitecer. P. 8. Editora Alfaguara.


É um dos melhores livros que li este ano, sem sombra de dúvidas. Além de tudo, o livro traz a questão da personalidade do ser humano quando estão sozinhos e com insônia. Com toda a certeza, lerei muito mais deste autor daqui para frente e deixo para vocês a recomendação e um aviso: POR FAVOR, LEIAM MURAKAMI! Este cara é fantástico!

Cuidado com as entrelinhas e uma excelente leitura a todos!


Comentários

Postagens mais visitadas