Nas montanhas da loucura e outros contos, de H.P. Lovecraft

 


Coletânea publicada em 2022, pela editora Principis, o livro traz nove contos do autor, dentre eles o famoso “Nas montanhas da loucura”. 

Após a leitura de seus nove contos contidos nesse livro, fica claro o estilo do autor, caracterizado por personagens sem prévia identificação, com sintomas depressivos e tendência à fuga de seus cotidianos através dos sonhos. Aliás, a temática onírica é presente em praticamente todas as narrativas, sendo essencial para um estudo mais aprofundado da psicologia surreal, dramática, saúde mental e psicodelismo. 

Ao longo da leitura houve contos como “Além das barreiras do sonho”, “Celephaïs” e “Ex oblivione”, dos quais remeteram a obras Lynchianos  como “Cidade dos Sonhos”, “Império dos sonhos” e a série “Twin Peaks”, narrativas surrealistas e focadas nos sonhos como estratégia de escape ou avisos. Além disso, os enredos são materiais excelentes para estudos psicanalíticos tanto de Freud quanto de Carl Jung. 

Os contos são recomendados para todos, especificamente para estudos do gênero conto para jovens a partir dos 14 anos. Além, claro, para aqueles que têm interesse em literatura voltada para sonhos, psicodelia, personagens imperfeitos e de comportamentos depressivos.


Comentários

Postagens mais visitadas