Meditações, de Marco Aurélio


 O livro traz trechos de um diário escrito por Marco Aurélio durante seu período como imperador romano. Seu reinado foi marcado por dificuldades, visto que houve diversos terremotos, enchentes, guerras e pestes como a Peste Antonina, da qual mataria o próprio imperador futuramente. 

No entanto, poucos sabiam à época que Marco cultivava o hábito de escrever suas reflexões e pontos de vista à parte, dos quais viriam a ser publicados como “Meditações” e tornar-se, praticamente, uma bíblia do estoicismo, importante escola da filosofia cultuada por muitos até os dias atuais, embora de maneira errônea, em alguns casos.


O livro apresenta diversos assuntos vitais da filosofia como a morte, tempo, amor, relações humanas, existência, questões sobre o universo e vida social. Lembrando que Marco Aurélio escreveu apenas para si mesmo e, ao longo do texto, percebe-se um tom de conselhos e desespero em razão do contexto histórico, porém é visível a tentativa de manter a calma e a resistência. 


Por fim, a princípio pode haver receios em relação ao conteúdo, especificamente para quem tem receio de textos mais filosóficos. Contudo, este é livro é recomendado para todos que tem interesse, principalmente para quem passou, passa ou passará por algum momento difícil, pois há diversos conselhos para serem lidos, consultados e relidos.


Comentários

Postagens mais visitadas