A teia de Charlotte, de E.B. White

 


“-Vou trabalhar nele sozinha – disse Charlotte. - Eu penso melhor quando estou sozinha.”

 

Livro publicado em 1952, é considerado um clássico infantil norte-americano. Também é conhecido por estar na lista das obras lidas e citadas por Rory Gilmore, da série Gilmore Girls (lista completa AQUI).

Acompanharemos aqui a história do porquinho Wilbur o qual nasce diferente de seus outros irmãos e, consequentemente, é ameaçado para abate. Entretanto, a filha do fazendeiro, Fern, acaba por adotá-lo, salvando-o, porém ele passa a ficar um porco realmente muito bonito e propício para alimento e é a partir de aí que Charlotte, uma aranha, faz de tudo para que o destino de seu amigo suíno seja modificado.

Como todos os livros infantis, quando lemos quando adultos percebemos outros significados que todos aqueles personagens representam. A personagem mais peculiar da qual mais me conquistou foi a aranha Charlotte, um animal que pela sua natureza é solitário, e seu esforço para manter Wilbur vivo através de sua arte na teia. O final do livro é inesquecível e bastante triste, mas com uma mescla de felicidade.

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha.

Comentários

Postagens mais visitadas