Tailchaser’s Song, de Tad Williams

 


“If you but take my advide you Will find your way happily. Remember this one thing, Tailchaser: all your troubles, all your searching and wandering, struggling – they are as one small bubble in the world-pool”


Com data de primeira publicação em 1985, Tailchaser’s Song é um dos livros mais conceituados do autor Tad Williams, o qual tem enorme reconhecimento no exterior como um dos mas excelentes escritores de fantasia. Ele é autor da trilogia “The Bobby Dollar Novels” e “Memory, Sorrow and Thorn”; das quadrilogias “Otherland” e “Shadowmarch”; e dos livros independentes como este em questão e “The War of the Flowers”.

Dessa forma, este é um livro sobre fantasia, porém ele tem um adendo importante porque é formado, inteiramente, por personagens um tanto que peculiares: gatinhos. Conheceremos, então, Tailchaser/ Fritti, um pouco de sua história desde seu nascimento, sua vivencia em sua comunidade e mitologias acerca dos felinos. Certo dia, quando ainda era muito filhote, conhece uma gata chamada Hushpad (Cogumelo)e ambos traçam uma amizade, em que percebemos uma inclinação romântica por parte de Tailchaser. Entretando, Hushpad, assim como outros gatos desse habitat, desaparecem. Assim, acompanharemos Tailchaser a procura de Hushpad, a princípio, sozinho, mas logo depois com a ajuda de Pouncequick, um personagem fofíssimo, o qual passam por diversos perigos.

Infelizmente, este livro não tem uma edição traduzida para o português assim como todos os livros de Tad Williams. Digo infelizmente, porque esse tornou-se fácil um dos meus livros preferidos da vida: personagens carismáticos dos quais me apeguei muito, principalmente Tailchaser, pois lembrou-me muito minha gatinha Iracema; passagens profundas, frases de impacto, final surpreendente e excelente. Entretanto, li em inglês e indicaria o livro para quem já tem um inglês intermediário para avançado, pois tiveram alguns parágrafos os quais foram um pouco difíceis o entendimento, mas nada que seja impossível a leitura. A questão da mitologia felina tratada de uma forma de extrema fofura me trouxe a sensação de ler uma mistura de Senhor dos Anéis e Watership Down, ambos também meus preferidos.

Recomendadíssimo, principalmente para quem tem gatos ou gosta dessas criaturinhas tão lindas, pois será impossível você não pensar sobre eles enquanto lê. Caso queira treinar seu inglês, vá em frente também, porque é uma história, acima de tudo, fofa.

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha. 

Comentários

Postagens mais visitadas