A Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen



Da série “os livros que recebi na escola”, este teatro norueguês do qual ainda é encenado em muitos lugares e por diferentes grupos teatrais, traz a inauguração do teatro realista visto que Ibsen foi considerado o grande pai da dramaturgia norueguesa do século XIX.

O enredo nos apresenta no primeiro ato a época de natal, os personagens são Nora e seu esposo Helmer e ambos estão em plena felicidade em razão do recebimento de uma grande quantia em dinheiro. As crianças brincam e movimentam-se de um lado a outro e isso nos proporciona a sensação de muita alegria naquela família.

“HELMER. Ah! Como é bom saber que chegamos a uma situação estável, segura, e com uma bela remuneração. Pensar nisso nos dá muita satisfação, não é mesmo?
NORA. Oh, é maravilhoso!”
P. 12

No entanto, com a visita repentina de Kristina Linde e sua conversa com Nora, descobrimos a origem deste dinheiro e, além de tudo, as questões interiores de Nora e sua mudança no decorrer da peça.

O desfecho desta obra é muito surpreendente! Mas para isso, é importante que você fique atento ao longo do livro para entender a motivações de Nora para sua decisão final.

Não é um livro difícil e, mais uma vez, se você se formou no Ensino Médio em meados de 2011 é bem provável que este livro esteja a circular dentre os generosos cômodos de sua casa.

Aproveite muito a leitura,


Cuidado com as entrelinhas!

Comentários

Postagens mais visitadas