Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoiévski


Um dos livros mais conceituados do autor, Memórias do Subsolo foi um livro que serviu de imensa inspiração nos estudos Freudianos.

Com a narração feita em primeira pessoa, é dividido em duas partes, sendo a primeira parte titulada de “O Subsolo”, em que serão descritas algumas visões do narrador sobre o mundo, sobre a história e percepções pessoais a respeito disso e, a segunda parte “A propósito da Neve Molhada”, adentrando na novela em si a história do Homem do Subsolo, sem citar sei nome em nenhum momento durante o livro.

Nesta segunda parte, conhecemos o personagem- narrador e percebemos que se trata de uma pessoa solitária. Em seu trabalho, não se identifica com ninguém e isso causa a sensação de estar sozinho o tempo todo. É uma figura leitora, em seu tempo livre sempre está lendo algo, no entanto, às vezes essa atividade o deixa entediado.

“Está claro que odiava todos os funcionários da nossa repartição, do primeiro ao último, e desprezava-os a todos, mas, simultaneamente, como que os temia.“
(P. 57)

“Em casa, o que mais fazia era ler. Tinha vontade de abafar com impressões exteriores tudo o que fervilhava incessantemente. E quanto a impressões exteriores, só me era possível recorrer a leitura.Naturalmente, ela me ajudava muito: perturbava –me, deliciava-me, torturava. “
(P. 61)

No entanto, o Homem do Subsolo conhece uma garota o qual trava conversas de cunho filosófico e reflexivo, para com Liza.
“-O quê? – Perguntei com uma curiosidade carinhosa.
-É que você...
-O quê?
-É que você... fala como se estivesse lendo algum livro – disse; e um tom de mofa pareceu ouvir-se, de novo, em sua voz.”
(P. 113)


Memórias do Subsolo é um livro que inicialmente você se pergunta se será realmente um livro interessante. Mas, chegando a segunda parte do livro, Dostoiévski nos mostra mais uma vez a sua maestria e poder de vasculhar nossos sentimentos como poucos autores fazem. Foi, com certeza, um dos melhores livros de Dostoiévski, embora meu preferido ainda seja Crime e Castigo. 

Uma boa leitura a todos e cuidado com as entrelinhas!

Comentários

Postagens mais visitadas