Os meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár

 



“O triste capitão da Rua Paulo estava bem diferente do alegre soldado raso de outrora.”

 

Um dos grandes nomes não apenas da literatura húngara, mas também mundialmente é conhecido como uma das histórias que mais marcaram gerações de leitores infantojuvenis e adultos.

Nesta história conheceremos alguns meninos muito jovens e estudantes, os quais moram em uma rua chamada Paulo e passam as tardes depois da escola dedicados a jogarem um jogo chamado pela, precursor ao tênis. Estes garotos são Nemecsek, Csónakos, Boka, Géreb,Csele e outros que formam um grupo chamado “Sociedade do Betume” cuja funções são semelhantes a cargos bélicos - general, soldado raso, tenente - visto que em boa parte da literatura húngara sempre será voltada para a guerra ou simulações de uma. Dessa maneira, a maior parte do livro são descrições de conflitos da Sociedade do Betume para com outros de outra rua, os Camisas-Vermelhas.

Diante de tais atritos entre esses dois grupos, teremos aqui alguns temas fundamentais que poderiam resumir todo o livro: questões sobre a amizade, lealdade a um grupo ou a alguém, a maneira como pequenos gestos, interações e responsabilidades para com o outro faz parte da formação de uma pessoa e, por conseguinte, a sensação de saber exatamente qual a esquina que o fez mudar algum aspecto da personalidade.

É um livro que não me agradou como um todo, porém ele é um dos livros mais marcantes da Hungria, muito utilizado como leitura obrigatória pelas escolas do país.  Quanto a experiência de leitura: o início é um pouco devagar, o meio melhora e o final é lindo e deixa uma mensagem bem bonita. Os personagens são bem marcantes e com certeza é um livro ideal para usar em uma aula de português, afim de gerar discussões ou presentear o adolescente o qual está com você.

Há uma adaptação cinematográfica, de 1969, traduzido para o português como “Esta Rua é Minha”, em original como “A Pál utcai fiúk”, sob direção de Zoltán Fábri. Além disso, há uma música chamada “Mi Vagyunk a Grund” (nós somos o Grund), retirada de um musical baseado no livro, você pode conferir no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=BWqGIR2Ao1M&t=87s

 

Recomendado! Não desistam nas primeiras páginas.

 

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha.

Comentários

Postagens mais visitadas