O natal de Poirot, de Agatha Christie

 


“–Acho que o presente é o que importa – argumentou Hilda -, não o passado! O passado tem que sumir. Se tentamos manter vivo o passado, acabamos, penso eu, por distorcê-lo. Nós o vemos de maneira exagerada... é uma perspectiva falsa.”


Eu tinha esse livro há tempos aqui em casa, mas o esqueci completamente. O comprei em um box com outros dois livros da autora, no caso, Cai o Pano e Assassinato no Expresso Oriente, que vendia nas Lojas Americanas. Procurando por algo natalino, encontrei essa preciosidade.

Essa história será contada do período de 22 ( que seria hoje) a 28 de dezembro, solucionada pelo detetive Hercule Poirot, que investiga um caso de assassinato cometido em período de festas natalinas. Temos então o Sr. Simeon Lee, que bem ao início da história percebemos ser um pessoa de personalidade complicada. Ele então, convida seus filhos para o jantar de natal, são eles Alfred,o qual já morava na casa;David, George, Harry e suas respectivas esposas Lydia , Hilda e Magdalene. Além delas, conheceremos uma figura misteriosa, a bela Pilar, filha de Jeniffer, falecida filha de Sr. Lee.

Tudo muda, depois de um jantar de boas-vindas a todas essas pessoas, quando Simeon faz um discurso mal-educado dizendo, basicamente, que acha todos os seus filhos “não valem um centavo”, “estou farto de todos vocês”, “ são uns covardes... um bando de covardes fracotes” e assim por diante. A partir dessas e outras afirmações, gera-se então uma revolta e, consequentemente, um assassinato.

Sou suspeita para falar, pois sou apaixonada – quase obsessiva – por Agatha e este livro foi uma leitura prazerosa e tranquila, isto é, uma leitura perfeita para as uma época de recesso. Além disso, a história me remeteu muito aos Irmãos Karamázov, visto que teremos filhos que odeiam seu pai e um pai que nunca fez e não faz questão para com seus filhos, que gera então um assassinato.  

De qualquer maneira, uma ótima pedida para você que quer embarcar no mundo de Agatha e aproveitar para ler uma história natalina diferente, sem votos clichês e tudo o mais.

Cuidado com as entrelinhas, até a próxima resenha, usem máscara e lavem bem as mãos.

Feliz natal para todos vocês! ❤

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas