Tomates Verdes Fritos, de Fannie Flag



Livro que deu origem ao filme homônimo, foi escrito na década de oitenta e traz questões muito pertinentes e também atuais.

O enredo nos é contado a partir de duas personagens, Evelyn Couch e Ninny Threadgoode, se conhecem em um asilo e passam conversar sobre seus passados – famílias, amigos, filhos, maridos e sentimentos. Os relatos das personagens são intercalados com os capítulos que mostram exatamente o  momento dessas lembranças, tornando o livro não linear.

São nessas pausas que conhecemos a história do Café da Parada do Apito, onde o principal alimento são tomates verdes frito (logo, a explicação para o nome do livro)em que as donas do estabelecimento eram Idge e Ruth, um casal de lésbicas, tentam enfrentar os preconceitos. Nesse café são atendidas pessoas que estão à margem da sociedade, moradores de rua, pessoas sem esperanças e que passam por diversas situações. No entanto, apesar de tantas tristezas, acompanhamos muitos vínculos sendo formados ao decorrer do livro, amizades, receitas e muita comida.

O livro é carregado de emoção e passagens de impacto. Temos o desenvolvimento da personagem Evelyn, muito reprimida e presa a época em que viveu, contudo ela passa por reflexões e transições em grande escala com a ajuda de Ninny e suas histórias. É antes de tudo, um enredo sobre a amizade e como ela pode transformar o ser humano em algo cada vez melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas