Pais e Filhos, de Ivan Turguêniev



Ivan Turguêniev escreveu diversos livros, contudo Pais e Filhos teve uma maior repercussão em razão de tratar o conflito de gerações que causavam discussões e reflexões sobre valores e pensamento dos quais representavam a total transição política e cultural na Rússia, esta dominada há tempos por um governo czarista, tornando-a um país atrasado, estagnado e feudal. 
O assunto principal tratado ao recorrer do livro, é o niilismo. O termo foi apresentado pela primeira vez neste enredo e a expressão tornou-se uma referência utilizada para referir-se, de cunho pejorativo, aos componentes intelectuais da intelligentsia que faziam parte a juventude radical e aos movimentos populistas Narodnik), isto é, a nova geração que a Rússia estava sendo construída. 
A narrativa inicia-se com a espera ansiosa de Nikolái Petróvitch Kirsánov pelo retorno de seu filho, Arkádi Nikoláievitch Kirsánov, da faculdade. Quando o estudante chega, ele não está sozinho, mas sim acompanhado por um rapaz chamado Evguéni Bazárov, ou apenas Bazárov. O visitante, a princípio, parece ser inofensivo ao enredo, até quando é evidenciado aos poucos, suas opiniões e pontos de vista, que o revelam um seguidor das teorias niilistas. No entanto, este fato não agrada ao tio de Arkádi, Pável Petróvitch Kirsánov, um homem descrito por possuir uma beleza intensa e fiel as suas opiniões, das quais são caracterizadas, assim como por Nikolai, pelos ideais aristocráticos.
 “-Não, não é a mesma coisa. O niilista é uma pessoa que não se curva diante de nenhuma autoridade, que não admite nenhum  princípio aceito sem provas, com base na fé, por mais que esse princípio esteja cercado de respeito.”
(Turguêniev, Ivan. Pais e Filhos. p. 44, Editora Companhia das letras, 2019)
São a partir de tais diferentes pontos de vista, que ocorrem os momentos mais divertidos e emblemáticos da história, pois o conflito de gerações são demonstradas a partir das discussões entre Pável e Bazárov, além de suas semelhantes peculiaridades. Observa-se, neste ponto, que Bazárov passa a ser o personagem principal da história e, aquele que ao início parecia ter um papel secundário, agora resgata toda a cena.
Outrossim, estas discussões com pontos de vista opostos representam, simbolicamente, a transição russa. Os personagens dos quais são as figuras mais velhas do romance, retratam a velha Rússia: estagnada, feudal, acomodada e sem perspectivas de evoluções futuras; por outro lado temos Arcadi e Bazárov, dos quais trazem as novas idéias do niilismo, que correspondem à situação da Rússia do século XIX, com suas intensas manifestações e transitoriedade cultural, de pensamento e costumes.
Além disso, apesar de ser um livro escrito há um tempo, o termo “conflito de geração” é na prática extremamente atual. Na realidade, nós mesmos estamos sujeitos a tais discussões se trouxermos algum assunto polêmico à tona enquanto jantamos com nossos pais e/ou familiares. É bem capaz que determinados assuntos possam aflorar situações de mesmo nível que ocorrem entre Bazárov e Pável, talvez possamos travar debates tão acaloradas a qual faça nascer uma rivalidade para toda vida. No entanto, ao invés de uma conversa sobre o niilismo e aristocracia, estes serão substituídos por outros assuntos, dentro de outros termos a partir de outros vocabulários, separados por uma linha tênue entre os discursos juvenis, que transformam seus argumentos temperados de emoções e recheadas de orgulho e certezas; Por outro lado, sempre teremos o lado o qual se diz mais experiente e, por vezes, arrogante dos mais velhos, até porque segundo eles, viveram o suficiente e conhecem a vida o bastante.  
No entanto, não é exagero refletirmos que, daqui a alguns anos, nós mesmos estaremos sentados com nossos filhos à mesa, acompanhados de um jantar barato, quando finalmente eles olharão para o fundo de nossos olhos e irão nos apresentar, questionar e nos atacar com suas novas ideias e convenções. Quiçá, nos deixarão conturbados demais para percebermos e lembrarmos que nós também já cometemos os mesmos atos para com nossos pais. As relações familiares são um ciclo representado pela nossa própria história, porém em diferentes contextos. 
Ademais, outro ponto deste livro, que também remete a questão de gerações em conflito, mesmo que de maneira implícita, é a forma como Tuguêniev aborda a  imagem feminina em sua obra, com Anna Serguéievna Odíntsova. O poder  qual Anna exerce sobre Bazárov ao primeiro momento, conquistando-o a partir de sua natureza emancipadora, a maneira como conduz os diálogos que demonstram inteligência, cultura, formalidade, elegância e feminilidade traz a narrativa a valorização do feminino. Enfim, a intensa e surpreendente presença desta personagem, também pode ser considerado uma afronta aos costumes da época. 
É evidente, de certa forma, a infelicidade e o não tão velado ponto de vista de Turguêniev a respeito dos grupos de intelectuais dessa nova Rússia a qual estava nascendo aos poucos. Ao matar Bazárov, ele rechaça contra as opiniões da nova geração Russa que está por vir. Por essa razão, faz Bazárov se apaixonar e o mata, demonstrando que por trás das teorias acerca da destruição ele é, antes de tudo, um ser humano.  
Frente a outras obras russas, Pais e filhos não usa uma intensidade em questões estilísticas e de linguagem, visto que não há muitas referências bíblicas ou uma maior profundidade psicológicas, como ocorrem em Os Irmãos Karamázov e Crime e Castigo, de Dostoiévski ou até mesmo Anna Kariênina, de Tolstói. Todavia, é um livro que foi de extrema importância em grande escala para a literatura russa, pois foi a principal forma de abordar o que ocorria nesta polarização do país e sociedade russa e antecedentes da Revolução.
Ivan Sergeiévitch Turguêniev, apesar de ofuscado pelos seus colegas Dostoiévski e Tolstoi, isso não significa que não tem sua importância. Suas obras, além de Pais e Filhos, como A Véspera e O Primeiro Amor  revelam o senso crítico do autor, além da a conscientização da época moldadas e incorporadas em personagens sempre muito marcantes e peculiares.

Comentários

Postagens mais visitadas