De Repente nas Profundezas do Bosque, de Amós Oz



Você já imaginou se todos os animais da terra simplesmente? Gatinhos, cachorros, tartarugas, pássaros? Nesta deliciosa narrativa, o autor israelense Amós Oz nos revela como seria esse mundo.

O enredo passa-se em uma aldeia, em que nenhum animal existe. As crianças ouvem diversas histórias dos adultos e vagas idéias de como seriam esses animais, embora sejam contadas como uma simples lenda.

No entanto, três crianças farão a completa diferença por aqui: Nami, o menino que jura ter visto alguns animais e por conseqüência dessa declaração, todos o taxam de louco e ele torna-se um ser completamente sozinho. Além de Nami, contamos com a presença de um casal de amigos chamados Maia e Mati.


“Além disso, todos nós sem exceção somos sensíveis ao extremo. E todos nós, pessoas répteis insetos e peixes. Todos nós dormimos e acordamos e de novo dormimos e acordamos, todos nós nos empenhamos muito para que fique tudo bem para nós, nem muito quente, nem frio, todos nós sem exceção tentamos a maior parte do tempo nos preservar e nos guardar de tudo o que corta, morde e fura.”
P. 46

“...decidira sair e viver sozinho como um menino livre, sem pais nem vizinhos nem sala de aula nem opressores, sem que ninguém na aldeia ou no mundo inteiro lhe dissesse todos os dias o que fazer e o que não: ele escolheu viver sozinho. Viver com sossego e liberdade.”
P. 67  


O livro é sem dúvida, uma das histórias mais lindas que já li. A forma como Amóz Oz nos descreve as cenas, situações, conflitos e percepções dos personagen, nos transporta por um mundo de reflexões de como seria se fossemos privados dos animais no geral.

Sobre o autor: Amóz Oz foi um importante escritor de Jerusalém, sendo considerado um dos mais importantes da literatura israelense. Além do mundo literário, ele foi ativista político fato que se dedicou muito em seus últimos dias.

Uma boa leitura a todos e cuidado com as entrelinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas