Édipo Rei, de Sófocles


Uma das principais tragédias gregas, Édipo Rei é um inegável clássico da literatura. A história foi levada ao divã por Freud em uma de suas grandes teorias da psicologia, o Complexo de Édipo, a qual explica as consequentes atrações sexuais de filhos por suas mães em algum momento da vida.

O enredo gira em torno do Rei de Tebas, Édipo, casado com Jocasta a qual inicia peça com uma missão de procurar o assassino do antigo Rei, Laios. Para obter mais informações sobre os assassino, ele vai ao Oráculo (espécie de vidente) para saber de fato quem o era. No entanto, Tirésias o velho adivinho, já sabendo quem era o criminoso hesita em peso a contar deixando Édipo furioso.

Tirésias: Pobre de mim! Como e terrível a sapiência
quando quem sabe não consegue aproveita-la!
Passou por meu espírito essa reflexão
mas descuidei-me, pois não deveria vir.

Édipo: Qual a razão dessa tristeza repentina?
Tirésias: Manda-me embora! Assim suportarás melhor teu fado e eu o meu. Deixa-me convencer-te”
Sófocles. Édipo Rei. P. 39. Editora Zahar

Tirésias: Não percebe logo? Queres que eu repita?
Édipo: Parece-me difícil entende-te. Fala!
Tirésias: Pois ouve bem: és o assassino que procuras!”
Sófocles. Édipo Rei. P. 42 e 43. Editora Zahar

A clássica história do Enigma da Esfinge e a famosa frase “ conhece-te a ti mesmo” são encontradas nesse livro. A questão do destino e a incapacidade humana de impedi-lo traz reflexões se Édipo seria bom, mau ou apenas humano, demasiado humano. O restante da narrativa, se comentadas, serão basicamente spoilers comprometedores para a história, embora seja um enredo que muitos já saibam o desfecho. Entretanto, se caso ainda não conheça, é melhor ler e tirar suas próprias conclusões.

É, de fato, um livro muito tranqüilo se antes de ler você tenha um breve conhecimento da história. Por isso, deixarei dois vídeos para você assistir antes de iniciar a leitura como um todo, mas isso fica por sua escolha, basta clicar nos links abaixo:




Foi um livro muito rápido até mesmo por ter o formato de teatro, o que facilita muito a fluência da leitura. Recomendo fortemente e não se assuste com o fato de ser um livro da antiguidade, ele é super prático.

Agora, desligue todas as telas;
Cuidado com as entrelinhas,


Tenham uma ótima leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas