O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald




Um dos principais livros quando se trata de literatura moderna americana, traz em seu texto algo muito peculiar e um enredo de extrema importância, além de ter muitas simbologias ao decorrer do livro.

O enredo é narrado pelo personagem Nick, o qual as informações no texto nos são fornecidas apenas observações, isto é, não temos um texto onisciente. Ele é vizinho do Sr. Gatsby, a principio, um homem muito misterioso, que sempre dá festas em sua mansão, com muitos convidados e pessoas muitas vezes desconhecidas. Entretanto, ele não aparece nem mesmo nessas festas e isso traz boatos a seu respeito como de assassino a outros adjetivos, o que faz Nick ficar curioso sobre essa figura:

“‘ Sempre que tiver vontade de criticar alguém’, me disse, ‘ lembre-se de que nemtododas as pessoas neste mundo tiveram as vantagens que você teve’ “
FITZGERALD. F. Scott. P. 21. Editoria Best de Bolso.

“Eu ouvia meúsica da casa do meu vizinho durante as noites de verão. Em seus jardins azuism homens e mulheres iam e vinham como mariposas entre sussurros e champanhe e as estrelas”
FITZGERALD. F. Scott. P. 58. Editoria Best de Bolso.

“Creio que na primeira noite em que fui à casa de Gatsby eu era um dos poucos presentes que fora realmente convidado. As pessoas não eram convidadas-  simplesmente compareciam”
FITZGERALD. F. Scott. P. 60 Editoria Best de Bolso.


Ademais, os personagens Tom, Jordan e Dayse; trazem a narrativa uma das principais características do romance: ambientado no século XX, muitas festas, deliberações, encontros superficiais, bebidas e dinheiro, muito dinheiro. O livro traz a questão do contexto histórico da época dos anos 20 por exemplo, o lançamento do carro fornecidos pela fábrica Henry Ford e toda a sua novidade ao mundo, naquela época.


 “‘ No saguão principal fora instalado um bar com uma autêntica balaustrada de latão e equipado de gin, uísques, e licores havia tanto tempo esquecidos que a maioria das convidadas era jovem demais para reconhece-los. “
FITZGERALD. F. Scott. P. 59. Editoria Best de Bolso.

“‘ Os carros de Nova York estacionaram em fileiras de cinco na entrada de carros e os saguões, salões e varandas vibram com cores primárias, cabelos arranjados em estlos novos e estranhos e xales muito além dos sonhos de Castela. “
FITZGERALD. F. Scott. P. 59. Editoria Best de Bolso.

“‘ O bar está no auge da animação e rodaas flutuantes de coquetéis permeiam os jardins até que o ar fica cheio de conversas e risos, insinuações, e encontros entusiasmados entre mulheres que jamais se viram “
FITZGERALD. F. Scott. P. 59. Editoria Best de Bolso.


O livro é muito curto, contudo, o restante da história ao ser contada será definitivamente Spoiler. O livro é muito curto, a sensação de leitura também é muito rápida.Em um final de semana é lido caso não esteja intercalado com outra leitura. O livro também é muito fácil de achar tanto em bilbiotecas, quanto em livrarias a um preço acessível. Ademais, os links para download são diversos, um deles você encontra AQUI.

Em questão de clássicos de literatura moderna,não se tornou meu predileto. Apesar de breve, sinto que preciso de uma releitura em razão do número de simbologias que Fitzgerald conseguiu fazer em tão pouco.

Cuidado com as entrelinhas,

Aproveitem a leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas