Desventuras em Série, de Lemony Snicket ( Daniel Handler)


Um de meus sonhos de leitura. A coleção foi publicada completa depois de longos tempos em visitas a bibliotecas e em leituras picotadas. 


A história se passa com os irmão Baudelaire,que ficam orfãos de um dia para o outro e com isso passam a viver com o tio malvado Conde Olaf, mas por ser uma pessoa extremamente ruim são transferidos várias vezes para outros tios,embora Comde Olaf sempre tenha em mente algum disfarce. A história fica nisso nos oito primeiros capítulos o que me leva a confessar a minha decepção quanto a leitura, deixando a sensação de constante repetição e tédio. Apesar disso a partir do nono livro inicia-se novas jornadas e também a melhora de criatividade de Conde Olaf para com as maldades. 


Contudo, algo do qual achei interessante na coletânea foi a intertextualidade ligada ao nome dos personagens: Sr. Poe, Dra. Orwell, Irmãos Baudelaire e a citação indireta a personagens filosóficos como Platão, Nietzsche e ao poeta Robert Frost:


"Um filósofo disse que a vida inteira não passa de sombras. Ele disse que as pessoas estavam apenas sentadas em uma caverna, observando sombras na parede"
Snicket, Lemony. Livro 11. Pg. 84. Ed. Seguinte-Companhia das Letras. 




"Lembrei de um livro escrito por um filósofo famoso. Ele disse: ' quem enfrenta monstros deve cuidar para que, no processo, não se transforme em monstro também. Quando você olha longamente para o abismo, o abismo também olha para você"
Snicket, Lemony. Livro 10. Pg. 225. Ed. Seguinte-Companhia das Letras.


" Um conhecido meu escreveu um poema chamado ' o caminho menos percorrido', que descreve uma viagem através dos bosques por um caminho praticamente desconhecido da maioria dos viajantes. O poeta descobriu que o caminho menos percorrido era tranquilo porém solitário, e deve ter ficado um pouco nervoso durante a viagem , pois se alguma coisa lhe acontecesse os viajantes do caminho mais percorrido não ouviriam seu grito de socorro"
Snicket, Lemony. Livro 10. Pg. 09. Ed. Seguinte-Companhia das Letras.




Além disso, o enredo conta com um narrador pessimista e  inúmeras frases filosóficas e repleto de metáforas das quais faz o livro parecer uma espécie de contos de fada em que os acontecimentos nunca tem um final feliz.  Em suma, não é um livro feliz e quanto ao final fica totalmente a seu critério, eu gostei, mas para pessoas que não gostaram de final de Lost, por exemplo, não é uma leitura da qual recomendo.


Depois da série ser lançada na Netflix, ficou mais fácil de encontrar em livrarias, mas caso não tenha oportunidade há a coleção completa no site Lelivros por meio deste link:




Cuidado com o Conde Olaf,
Tenham uma boa leitura !


Comentários

Postagens mais visitadas