Nós, de Ievguêni Zamiátin



Uma das melhores distopias que você lerá! 

Se você gosta desse gênero assim como eu, essa será o estopim para entender como tudo aconteceu!

O livro inspirou nada menos que o autor George Orwell e Aldous Huxley, ambos com obras distópicas importantes e essenciais para um iniciante do gênero.  Nós, do russo Zamiatin, passa-se em um mundo de regime totalitário, datado de muitos anos a frente da nossa sociedade atual e da qual nossa humanidade já encontra-se extinta principalmente no âmbito filosófico e cultural. 

Primeiramente,os personagens não são chamados por nomes e sim por números - equivalente a você ser chamado pelo número de seu Rg ou CPF- o principal é D-503, engenheiro do estado, tem sua vida resumida ao ambiente do Muro Verde depois da Guerra dos Duzentos Anos, espécie de revolução da qual estabeleceu a situação politica que se encontram. Ademais as casas apresentam paredes de vidro, horários marcados para as refeições, passeios ao ar livre e, especialmente, para o sexo, único momento do qual as cortinas se fecham. O estado também disponibiliza cirurgia para "retirar" a imaginação, estabelecendo a proibição de ficar doente e até mesmo se apaixonar este sendo um dos crimes mais irreversíveis ao governo. 

Entretanto,  503 não se sente ameaçado e nem ao menos incomodado com essa rotina, pelo contrário, vive normalmente  e até gosta disso, mas tudo muda ao conhecer uma outra personagem, a glamourosa e revolucionária I-330 da qual D-503 mantém relações sexuais obrigatórias e apaixonando-se no futuro. Entretanto, ele é extremamente racional e ela é voltada totalmente para a filosofia, fato que os une e os separam ao mesmo. 




" As crianças são os únicos filósofos valentes. E filósofos valentes são necessáriamente crianças. E é exatamente assim, como as crianças, devemos sempre perguntar: e depois?"
Zamiántin, Ievguêni, Nós. P. 237. Ed. Aleph, 2017

"Quem sabe... O homem é como um romance: até a última página, não se sabe como vai terminar. Do contrário, não valeria a pena ler..."
Zamiátin,Ievguêni, Nós. P.220. Ed. Aleph, 2017


É uma leitura muito rápida, embora tenha que ser lido com muita atenção pois são muitos os detalhes dos quais se forem passados terão problemas para entender o desenrolar da história e também o conhecimento dos personagens.


Por enquanto,apenas conheço essa edição (da foto) traduzida para o português da qual a editora Aleph fez a gentileza de traduzir diretamente do russo, contendo extras como carta de Zamiátin para Stalin e resenha de George Orwell que nos ajudam a entender melhor a história. Sugiro ler a resenha antes e depois de ler o enredo, em que ele nos conta um pouco a respeito das semelhanças do livro com o Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. 




"A primeira coisa que qualquer um notaria a respeito de Nós é o fato - nunca mencionado, creio- de que Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, deve, em parte, originar-se dele. Ambos os livros tratam da rebelião do espirito humano primitivo contra um mundo indolor, mecanizado e racionalizado, e ambas as histórias supostamente se passam daqui a seiscentos anos"
Zamiátin,Ievguêni, Nós. P.318. Ed. Aleph, 2017

Em suma, é um livro muito bem feito, repleto de críticas e com características exemplares do que é uma verdadeira distopia. 

Caso esteja interessado, há este link para baixar em Download, do site Lelivros:


http://lelivros.love/book/baixar-livro-nos-yevgeny-zamyatin-em-epub-mobi-e-pdf-ou-ler-online/

Uma boa leitura a todos !

Comentários

Postagens mais visitadas