The animals of Farthing Wood – The Adventure begins (1ºlivro / de 6), de Colin Dann

 


Livro publicado em 1979, primeiro de uma série de seis livros e inspiração para uma série que traumatizou muitas criancinhas nos anos 90 - eu, inclusive -  Os Animais no Bosque dos Vinténs, exibido pela TV Cultura no período de 1992 a 1995.

O enredo deste primeiro livro ao contrário do muitos pensam, não é exatamente o mesmo da primeira temporada da série. Aqui temos os primórdios do que ocorria entre esses animais antes do Homem vir a desmatar a mata.

Os principais animais que aparecem são o grupo de raposas( fox e vixens), de lontrinhas ( little otters), ouriço ( hadbeggers), sapos (frogs), coelhos (rabbits) dentre outros. O conflito principal é entre as raposas e as lontras, por questões território e também por um ego inflado das raposas. Porém, esses pequenos detalhes serão substituídos por outro problema: a vinda dos Seres Humanos e o consequente desmatamento da floresta de Farthing Wood. Assim, os animais terão que se unir e migrarem para outra floresta, para que assim evitem-se mortes e, até mesmo, extinção de pequenas populações.

A história inicia-se com cinco primeiros capítulos bastantes devagar, mas depois o ritmo melhora muito e fica mais rápido e triste, isto é, perfeito. Não há tradução deste livro para o português, mas o inglês é super tranquilo de ler caso você tenha um inglês intermediário, mas arrisco dizer que por conta da história ser bem legal, um nível básico já seja possível.

Apesar de ser um livro infantojuvenil, contêm partes tristes, assuntos tratados de maneira bem séria, com viés emotivo e evidentes associações com sociologia, política e biologia.

Ademais, quando se fala sobre essa história é impossível não comentar sobre as diversas mortes que ocorrem. Mas não apenas isso, a maneira bem gráfica a qual o autor descreve e a forma como era colocada na série dos quais foram polêmicas. São bem tristes e lembro bem de sofrer uns três dias com a morte de um dos personagens quando eu tinha meus cinco anos de idade, principalmente porque são personagens muito carismáticos e acabamos por amá-los demais e, assim como tudo que nós amamos, quando vão embora se tornam uma enorme dor e a partir dessa dor, as saudades. A repercussão sobre as mortes foi tanta, que em diversos países a série deixou de ser exibida.

Obviamente, a intenção do autor era conscientizar as pessoas sobre desmatamentos florestais e a maneira como isso afeta os animais ali inseridos. Além disso, entendemos principalmente nesse primeiro livro, a questão do respeito que os animais de diferentes raças precisam adotar para que possam vencer uma ameaça em comum. Assim, o processo do qual isso ocorre e é desenvolvido durante a história não é fácil, pois entender as diferenças é muito difícil o que torna essa história muito mais sobre humanos do que sobre os animais.

 

Quanto à série, ela é dividida em três temporadas e estão disponíveis no Youtube, mas não completa, apenas a primeira e segunda temporada. A abertura é linda!

Lerei agora a continuação, In the grip of winter e voltamos depois para falar mais sobre essa história.


Cuidado com as entrelinhas, até a próxima resenha. 

  

Alguns vídeos interessantes sobre a série:

 

https://www.youtube.com/watch?v=tYenW2X7vgM&t=9s

 

https://www.youtube.com/watch?v=T9xSO8Evn5E

Comentários

Postagens mais visitadas