Hóspede por uma noite, de Sch. I. Agnon



“A nossa falta era que não sabíamos o que nos faltava.”

Este livro, escrito muito antes da Segunda Guerra Mundial, é considerado por muitos um livro profético, visto que de certa maneira viriam a ocorrer futuramente no holocausto pelos judeus.

A história tratará do retorno de uma pessoa a sua terra natal. Durante esta volta, são descritos detalhadamente os pensamentos e sentimentos desse narrador frente aquele ambiente o qual já chamou de lar. Entretanto, durante muitos momentos ele sente-se um estrangeiro visto que o questionamento principal é se o lugar ou ele mudou, além dos costumes e hábitos daquela região.

O enredo me lembrou dois livros e ele seria uma mistura de ambos, segundo minha visão, seriam eles Senhor do Aneis juntamente com Ulysses, de Joyce, pois embora a premissa da história seja muito convidativa, em alguns momentos é bastante parado e até mesmo cansativa e a leitura fica pesada em diversos momentos. Apesar de tudo, é uma história interessante e é bastante recomendado para as pessoas que são estudiosas ou se interessam pela história dos judeus antes do holocausto e para quem gosta de histórias com fluxo de consciência.

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha.  

 


Comentários

Postagens mais visitadas