Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles




“Começa hoje mesmo a vida que te resta”

Primeiro romance de Lygia, também foi inspiração para a novela de nome homônimo dos anos oitenta.

O enredo contará a história de Virgínia, uma moça a qual divide a casa com duas irmãs, sua mãe que está passando por um momento de transtorno mental, o que faz com que ela tenha diversas alucinações e períodos extensos de recolhimento,seu pai e recebe a visita de Daniel, que seria o amante de sua mãe.

Apesar de todas essas pessoas em torno, Virgínia sente-se completamente sozinha e nenhuma identificação com suas irmãs, nem mesmo com seu próprio pai. Daniel e a mãe , são apenas as duas pessoas das quais a convidam para o conforto.

Depois de passar um tempo fora de casa, estudando em um colégio interno, vivendo outras experiências e novas amizades, Virgínia retorna a sua casa. No entanto, encontra pessoas completamente iguais as que ela viu pela última vez, isto é, enquanto ela evoluiu e mudou muito sua personalidade, aquelas pessoas de sua infância pareciam ter congelado no tempo. A partir desse momento, acompanhamos a trajetória de Virginia e seu relacionamento com cada um dessas pessoas.

O livro conta com uma linguagem tranqüila e de uma poeticidade característica na escrita de Lygia. É, com certeza, uma história recomendada para se trabalhar até mesmo em escolas ou mesmo em algum Clube de Leitura. Em resumo, é uma excelente história.


Cuidado com as entrelinhas, até a próxima resenha!

Comentários

Postagens mais visitadas