A Abadia de Northanger, de Jane Austen


Este livro foi minha primeira experiência com o universo de Jane Austen. Frente a Orgulho e Preconceito, por exemplo, este é um dos livros mais famosos e importantes da autora.

A história se inicia de forma singular, apresentando-nos Catherine a partir de sua infância, o qual sua aparência física era considerada desengonçada e não bonita. No entanto, ao crescer essa situação muda e acompanhamos o seu desenvolvimento físico e psicológico.


“Ninguém que tivesse visto Catherine Morland quando criança teria imaginado que ela nascera para ser heroína, Sua situação na vida, o caráter do pai e da mãe, sua própria pessoa e disosição, tudo ia contra ela.”
AUSTEN, Jane. Abadia de Northanger. P. 9. Editora Martin Claret


Ao viajar para a cidade de Bath, conhece Isabela que se torna a sua melhor amiga e principal companheira no decorrer do enredo. Ambas conversam sobre muitos assuntos e dentre eles, literatura e meninos, no caso de Catherine, Henry. Inclusive, Udolpho, de Ana Radcliffe, que realmente e o livro que acompanha Catherine durante todo o livro.


“-Que lugar fascinante é Bath – disse a sra. Allen ao se sentarem juntos ao grande relógio, depois de passearem pelo salão até se cansarem - ; e como seria bom se tivéssemos amigos aqui.”
AUSTEN, Jane. Abadia de Northanger. P. 27. Editora Martin Claret


“A seguinte conversa, ocorrida certa manha entre as duas amigas no balneário, oito ou nove dias depois de se conhecerem, e aqui apresentada com amostra do caloroso afeo que havia entre elas e da delicadeza, da discrição e da originalidade de pensamento e do bom gosto literário que marcavam razoabilidade daquela afeição”
AUSTEN, Jane. Abadia de Northanger. P. 36. Editora Martin Claret


O livro Udolpho, acompanha características interessantes das quais serão relevantes para quando Catherine visitar a Abadia de Northanger, ambiente o qual ela será convidada a passar um tempo pela família de Henry. No entanto, a abadia tem histórias horripiilantes aos quais se assemelham a história de Udolpho.



“-A senhorita tem uma ideia muito favorável da Abadia.
-Tenho, sim. Não é im magnífico edifício antigo, como aqueles que encontramos nos livros?
-E a senhorita está preparada para enfrentar todos os horrores que um edifício como ‘os que encontramos nos livros?’ pode produzir? Tem um coração forte? Nervos prontos para paredes falsas e tapeçarias corrediças?”
AUSTEN, Jane. Abadia de Northanger. P. 160. Editora Martin Claret



É uma leitura muito tranquila, próximo a um “Young Adult” da era vitoriana. Apesar de ser uma leitura agradável, confesso que ainda não tenho certeza se gosto de Jane Austen, portanto terei que ler mais livros para entender de fato.

Fica a dica para você,
Cuidado nas entrelinhas e uma boa leitura. 

Comentários

Postagens mais visitadas