Naná, de Émile Zola


Quando falamos de Emile Zolá, supostamente nos vem a mente Germinal. No entanto, o autor escreveu diversas outras obras as quais remete as características naturalistas, também a questões sociais e principalmente a ênfase nas figuras com maior índice de marginalização.

A personagem deste livro, Naná, é nada menos que uma prostituta com atitudes nada bondosas. Dessa forma, temos aqui o que podemos chamar de anti-heroina, que embora suas atitudes sejam em grade parte negativas, nos conquista de qualquer forma.

“- Não fale das mulheres honestas – disse ele duramente – Não as conheces.
- Que não as conheço! Mas elas nem decente são as tuas mulheres honestas! Não, nem limpas são! Desafio-te a encontrares uma que ouse mostrar-se como eu! Na verdade, dás-me vontade de rir com as tuas mulheres honestas! Não me leves às últimas, não me forces a dizer coisas que eu, em seguidam lamentaria”
ZOLA, Emile. Naná. P. 196. Editora Nova Cultural


Naná, além de tudo apresenta um corpo nada padronizado, é gordinha, mas isso não é um empecilho para suas apresentações e muito menos para suas práticas de sedução, muito menos de afastar os homens de si. O seu poder de oratória, inteligência, manipulação e dominância, a faz a melhor dançarina, atraindo obviamente a inveja de outras companheiras, mas também a amizade de muitas.


“E Naná continuou o seu caminho, como uma rainha, seguida pela sua costumeira, que, indo-lhe nas pisadas, seguida pela sua costureira que, indo-lhe nas pisadas, se inclinava para arranjar-lhe as dobras da saia. Depois, atrás da costureira, fechando o cortejo, vinha Satin, esforçando-se por ter um ar de quem se despreza e aborrecendo-se já a não poder.”
ZOLA, Emile. Naná. P. 119. Editora Nova Cultural


Contudo, nem tudo são festas e luxos. São diversos as dificuldade e aventuras as quais Naná passa durante seus dias. A decadência também a visita além de constantes formas de glória. Possivelmente, não é uma personagem que agrada a todos os leitores, além do livro em si poder não abraçar a muitos, pois a linguagem não é das mais brandas. No entanto, o desfecho do livro te fará ter muitas saudades de Naná e todos os seus amigos. É uma leitura para exercer a compaixão.
Cuidado com as entrelinhas,
Uma boa leitura a todos!!!


Comentários

Postagens mais visitadas