Horizonte Perdido, de James Hilton




Livro que deu origem ao filme homônimo, tem pouco menos de 260 páginas e com um enredo voltado inteiramente a cultura budista.
Depois de ter o avião capturado, Conway e os outros três passageiros acabam em um lugar chamado Shangri-La, em que aparentemente as pessoas não envelhecem fisicamente, mas contém idades avançadas e conhecimentos elevados e vasta sabedoria. Entretanto, mesmo ficando assustados a principio os passageiros, inclusive Conway, acabam conhecendo melhor as pessoas desse lugar e as infinitas conversas trazem um panorama de uma grande amizade e profundas reflexões a respeito da vida, morte e o tempo. Não foi o melhor livro que já li, mas um dos mais envolventes, com certeza. 


“Se você tivesse minha experiência – replicou Conway serenamente - , saberia que há ocasiões na vida em que o melhor é não fazer nada. Deixam-se correr as coisas. Assim foi a  guerra. E a gente ainda tem sorte quando, como agora, um sabor de novidade vem temperar o que há de desagradável.”
HILTON, James. P. 73. Ed. Abril: Grandes Sucessos


“Qual era, porém, essa intenção? Por que razão concebível quatro passageiros quaisquer tinham sido transportados, num avião do governo britânico, para estas solidões além- Himalaia?
HILTON, James. P. 115. Ed. Abril: Grandes Sucessos


“- Não há grande mistério nisso. O que em mim lhe parece próprio de um velho corre por conta de uma intensa e prematura experiência. Minha vida entre os dezenove e os vinte e dois anos foi uma educação incomparável, não resta dúvida, mas algo exaustiva”
HILTON, James. P. 190. Ed. Abril: Grandes Sucessos



Leitura recomendada para viagens de trens e ônibus, principalmente se estiver muito ansioso ou cansado, pois tem frases de extremo e estranho relaxamento que nos fazem ficar melhor. Além de algumas teorias budistas espetaculares.

Uma boa leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas