F de Falcão, de Helen Macdonald


 

“O açor era tudo o que eu queria ser: solitário, senhor de si, livre do luto e indiferente às mágoas da vida humana.”

 

Livro publicado em 2016, traz em sua narrativa a descrição do período de luto da autora pela morte de seu pai, tratando de forma detalhada os pensamentos que acompanhavam Helen nesta época.

Este é um livro autobiográfico, a partir do momento em que pai morre e ela precisa lidar com o luto. Logo, ela passa por um período depressivo e passa a ler livros de T.H White, em especial “The Goshawk”, em que o próprio autor descreve minunciosamente sua experiência com falcões e açores. Dessa forma, Helen adota um Açor fêmea e passa a treiná-la, sendo que em paralelo, acompanhamos os momentos e pensamentos profundos da autora frente a todas as fases do luto.

Não é um livro fácil de ser lido, pois apresenta uma escrita bastante descritiva dos acontecimentos, além de ter trechos com uma carga emocional densa. Por diversos momentos Helen citará lembranças de seu pai e a forma como a ave a ajuda neste momento difícil. Porém, é um livro muito bem escrito e recomendado para pessoas que estudam psicologia ou tem interesse no assunto luto.

Recomendado, mas não sei se seria o ideal para alguém que está passando por um luto no momento.

 

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha.


Comentários

Postagens mais visitadas