Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery

 


“Esta é a pior parte de crescer, e estou começando a me dar conta disso. As coisas que você queria muito quando criança não parecem tão maravilhosas assim quando você as conquista.”

“Não desista de todo seu romantismo, Anne – sussurrou ele timidamente – um pouco dele é uma boa coisa – não muito, é claro -, mas preserve um pouquinho dele, Anne, preserve um pouquinho.”

 

Apesar de ser um livro recentemente muito comentado, teve sua primeira publicação em 1908 e é praticamente um clássico da literatura infantojuvenil.

A história inicia com as conversas dos irmãos Marilla e Matthew, os quais pretendiam adotar um menino, pois ele auxiliaria em questões domésticas e financeiras mais à frente. Entretanto, ao ir buscá-lo, Matthew acaba se deparando com uma menina, Anne, a qual demonstra tanta felicidade por estar sendo adotada, que Matt acaba por ceder.

A partir de então, conheceremos Anne Shirley, a princípio apresenta-se como uma pessoa extremamente otimista com a sua adoção, também bastante detalhista com todo o mundo ao redor e muito falante, doce e estudiosa. Confesso que nas primeiras páginas, esse otimismo todo não me fazia conectar com a personagem, no entanto, ela muda muito durante a história e, conforme cresce, passa a se socializar, fazer amigos e amadurecer, sua maneira de ver o mundo fica muito diferente e mais realista. 

Anne de Green Gables é uma história sobre crescer e enxergar o mundo em diversos ângulos. Além disso, fiz uma comparação da personagem até mesmo com Alice, do país das maravilhas, mas aqui acompanharemos, de fato, o que Anne se torna e virá a se tornar. Com absoluta certeza, continuarei a coleção de livros, pois realmente criei um enorme carinho pela personagem e quero vê-la ser feliz em todas suas fases.

A história também conhecida pela adaptação feita pela Netflix, de 2017, mas também há a versão de filmes e séries de 1979 (animação disponível no Youtube ) e 1985, dentre muitas outras. Portanto, aproveite bastante as opções.

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha.

Comentários

Postagens mais visitadas