O Retrato de Dorian Grey, de Oscar Wilde



"As pessoas tem medo de si mesmas hoje em dia. Esqueceram-se do mais alto de todos os deveres, o dever que cada um tem consigo mesmo".

Oscar Wilde foi um autor que escreveu diversas obras, porém O Retrato de Dorian Grey foi em peso uma das mais lidas e comentadas não apenas em sua época de publicação, mas também na atualidade.
Apesar de o título nos destacar apenas Dorian Grey, o enredo apresenta outros importantes personagens, sendo eles Lord Henry Wotton e Basil Hallward, dos quais tem imenso impacto para com a história por um todo.

Tudo inicia quando Basil passa a trabalhar em um quadro cujo modelo é Dorian Grey: um jovem de extrema beleza, educado e elegante. Basil gosta muito de seu modelo, mas antes de tudo, também admira seu interior. Entretanto, Henry Wotton, amigo de Basil há tempos, acaba por conhecer Dorian Grey e começa a convencê-lo a não ser tão correto em seus atos e a aproveitar mais a vida. Diante de tais observações de Henry, Grey inicia uma série de comportamentos não satisfatórios, levando- o a casos extremos e desumanos.

O livro sofreu represálias ao ser lançado,pois Wilde foi acusado diversas vezes de ofender a moral britânica. Além disso, vale lembrar que o próprio Oscar Wilde era um escritor muito polêmico pelo fato de Oscar ter sido um homossexual, o que resultou até mesmo em a prisão do autor.

Ademais, muitos críticos fazem a relação entre a relação entre Basil para com a beleza de Grey, o que revelaria um retrato do Wilde em relação a sua personalidade.

O livro é, por demais, incrível. É uma daquelas obras que podemos tirar diversas interpretações das diferentes pessoas que o lêem, o que o torna muito rico. É um clássico, mas de forma alguma tem uma linguagem intricada a ponto de dificultar a leitura, muito pelo contrário, é divertido e de leitura fluida, sendo recomendado tanto para o público infantojuvenil, quanto adulto.

Uma boa leitura a todos e aproveitem o recesso para ler.
Cuidado com as entrelinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas