Clube da Luta, de Chuck Palahniuk



“Você não fala sobre o clube da luta”

Conhecido pela adaptação no cinema com nome homônimo, sob a direção de David Fincher,  O Clube da Luta é uma história que com certeza é um candidato para ser um clássico atemporal no mundo literário.

A história foi escrita em 1996 e surgiu através de uma discussão que Palahniuk teve em uma viagem de acampamento. Ao chegar ao trabalho, estava tão repleto de hematomas e o rosto com tantos machucados, que ninguém o questionou sobre o que ocorreu. Tanto este mistério e relutância de falar sobre sua própria vida, quanto a participação em uma oficina de escritores intitulado “escrita perigosa” foi inspiração para a criação de Clube da Luta.

O enredo é contato em primeira pessoa por um narrador o qual não diz o seu verdadeiro nome em nenhum momento, é um personagem que possui todos os aspectos que uma pessoa adulta necessita para estar satisfeita: um bom emprego, roupas caras, apartamento de luxo e vida estável. No entanto, ocorrem imprevistos que mudam todas as suas percepções de vida, além de conhecer um sujeito esperto e bonitão: Tyler Durden. Ambos criam um "Clube da Luta" em que, ao contrário do que muitos pensam, não frequentam homens sarados e musculosos, mas sim, pessoas totalmente comuns. 

Demorei muito tempo para conhecer este universo de O Clube da Luta, não por falta de interesse, mas sim por não ter aprofundado a pesquisa sobre o livro, apesar de diversas pessoas indicarem-me constantemente. É simplesmente fantástico!!! Posso dizer que não somos mais os mesmos depois de ver/ ler O Clube da Luta, pois passamos a nos questionar e olhar ao nosso redor, involuntária e inscientemente, o que realmente importa em nossas vidas.

Encontrem o livro no Lê Livros, em diversos formatos, clicando AQUI.


E... cuidado com as entrelinhas. Principalmente neste caso.

Comentários

Postagens mais visitadas