O Apanhador no Campo de Centeio, J.D. Salinger

(Edição em Português)

(Edição em Inglês)


Famoso por ser o livro que assassino do Beatle John Lennon lia quando o matou, Mark Chapman; a explicação da tentativa de assassinato a Ronald Reagan e também citado em alguns filmes, um tanto pertubadores, como O Colecionador. O por quê? Sinceramente, mesmo após a leitura, também não entendi. No entanto, é com certeza um dos melhores livros que já li! talvez, tenha ultrapassado Senhor dos Anéis pelo fato deste último eu ter gostado, me encantado pelas belas palavras e conselhos de Gandalf, mas não me apaixonei. Quanto ao Apanhador, realmente me apanhou  e posso dizer que foi o único livro do qual me apaixonei perdidamente.

Uma vez me perguntaram: se você pudesse conhecer algum personagem em sua vida, qual seria? Gandalf, sempre era a minha resposta.Mas faltava algo e esse algo era Houlden Caulfield. Muitos o amam, muitos o odeiam, alguns acham metódico e egoísta, outros dizem que é um chato sem tamanho;todavia outros enxergam apenas um jovem solitário,conflituoso e revoltado, vários dizem que ele precisa mesmo é de um psicologo.

A história se passa em um final de semana, quando Holden descobre que depois de muitas notas ruins será expulso do colégio Pensey. A partir disso resolve ir para um hotel em Nova York onde passa quatro dias. É dessa forma que o conhecemos, mas cada pessoa que lê tem uma opinião diferente deste rapaz, eu, no entanto, o acho bastante deprimido, pois mesmo depois de tentar se encaixar em muitos grupos, relacionamentos e sociedade, por fim, nada daquilo o preenche por completo e isso o transforma, muitas vezes, em uma antologia de reclamações, ódio e tudo o mais.

“Nada de esperar até quarta-feira. Não queria mais ficar zanzando por lá. O troço todo estava me deixando triste e solitário pra burro. Por isso resolvi ir para um hotel em Nova York – um hotelzinho barato e tudo- e ficar flanando até quarta-feira. Aí, na quarta-feira, ia para casa descansado e me sentindo cem por cento.”
Salinger. J.D. P. 64. Editora do Autor. 2017

 Mas a melhor coisa do museu é que nada lá parecia mudar de posição. Ninguém se mexia. A gente podia ir lá cem mil vezes, e aquele esquimó ia estar sempre acabando de pescar os dois peixes, os pássaros iam estar sempre no laguinho, com suas galhadas e suas pernas finas tão bonitinhas, e a índia de peito de fora ainda ia estar tecendo o mesmo cobertor. A única coisa diferente seriamos nós.
Salinger. J.D. P. 145. Editora do Autor. 2017


Além disso, o livro foi lançado nos anos 60, portanto foi um escândalo muitos elementos contidos no Catcher:a linguagem chula e a questão do sexo presente a todo instante no vocabulário de Caulfield. Além disso, Holden odeia cinema e filmes no geral, e justamente nesta época a cultura de massa crescia, tanto, que o autor do livro, J.D Salinger, nunca permitiu a adaptação ao livro nas telas. Como resultado: não há nenhum filme do Apanhador no Campo de Centeio, apenas breves citações. 

Em síntese, é exatamente uma espécie de livro que é preciso ler e tirar as suas próprias conclusões.


Tenham uma boa leitura,
Cuidado com as entrelinhas,

Aproveitem !


P.S: Quanto a explicação do título: leia o livro!  

Comentários

Postagens mais visitadas