O Mestre e a Margarida, de Mikhail Bulgákov






Provavelmente você já ouviu falar sobre a música Sympathy for Devil, dos Rolling Stones. Entretanto, caso não tenha escutado apenas aconselho não julgar Mick Jagger como um santânico ambulante até porque  é uma música inspirada no SENSACIONAL  e MACABRO O Mestre e a Margarida, do russo Mikhail Bulgákov.

O livro retrata a visita do Diabo, nomeado como Woland, para Moscou junto a seu gatinho preto,elegante e sarcástico. O enredo inicia-se com o próprio atormentando os colegas Ivan e Berlioz dos quais nos são apresentados em meio a uma discussão repleta de argumentos ateístas e anti-cristãos. Dessa maneira, Woland manifesta-se nos diálogos como professor de Magia Negra em que faz previsões assombrosas para Berlioz e pregando com veemência a existência de Deus.



" A maioria de nossa população parou de acreditar em fábulas sobre Deus há muito tempo, e de forma consciente."
Bulgakov, Mikhail. P. 20. Ed. 34

"-Também tenho pena - ecoou o desconhecido, com os olhos resplandescentes, e prosseguiu: - Mas vejam a questão que me inquieta: se Deus não existe, então pergunto quem governa a vida do homem e toda a ordem geral da terra"
Bulgakov, Mikhail. P. 21. Ed. 34


Assim, Berlioz é atropelado por um trem e sua cabeça por conseguinte decepada, forma ao qual o diabo já havia previsto. Atormentado, Ivan tenta explicar a polícia o ocorrido descrevendo a conversa com Woland,  mas é julgado louco eacaba sendo internado em um manicômio. Durante sua estadia conhece o mendigo com espirito livre, o Mestre e a sua curiosa história com Margarida, personagem da qual tem a segunda parte do livro dedicados apenas a ambos.




"- Sou o mestre - assumiu uma expressão severa e tirou do bolso do avental um gorrinho preto totalmente ensebado, com uma letra 'M' amarela bordada em seda.Colocou o gorrinho e se mostrou para Ivan de perfil e de frente, para demonstrar que era o mestre - foi ela quem costurou para mim, com suas próprias mãos - acrescentou, misterioso"
Bulgakov, Mikhail. P. 143. Ed. 34

"-Não tenho mais nome - respondeu o estranho, com desprezo sombrio-, renunciei a ele, como renunciei a tudo na vida, em geral"
Bulgakov, Mikhail. P. 143. Ed. 34


A segunda parte é dedicada apenas a Margarida e a toda sua trajetória depois de despedir-se do Mestre. Personagem cativante e romântica, mas surpreende ao conhecer Woland e suas magias negras. 



"Antes de tudo, revelemos o segredo que o mestre não desejou revelar a Ivánuchka. Sua amada se chamava Margarida Nikoláievna, Tudo o que o Mestre dissera a respeito dela ao pobre poeta era a mais pura verdade (...) Margarida Nikoláievna não conhecia os horrores da vida em um apartamento compartilhado. Em suma... era feliz? Nem por um minuto!"
Bulgakov, Mikhail. P. 143. Ed. 34

Não é um livro constituido de um gênero apenas. É um erro tentar catalogar em apenas um assunto, pois nos deparamos com situações policiais, bíblicas -- Poncio Pilatos e Jesus Cristo são personagens importantes nesse livro --, romances, aventuras, dramas e uma dose de fantasias. Um livro singular e precioso para qualquer bagagem literária. 



Épico e sarcástico,é antes de tudo uma história entre o bem e o mal. Leiam quando puderem e não se arrependerão!


Uma boa leitura !

Comentários

Postagens mais visitadas