Anne da Ilha, de Lucy Maud Montgomery



“Tenho certeza de que ninguém pode amadurecer sem que passe por provações e tristezas, embora eu suponha que isso só seja possível se admitirmos quando estamos vivendo em tempos confortáveis.”

“Acho que, se alguma vez eu sofresse com alguma grande tristeza, correria para os pinheiros, para que eles me conforta.”

“-Após esse tempo haverá outra curva no caminho! - respondeu Anne imediatamente. - Não tenho ideia do que poderei encontrar, mas na verdade, prefiro não saber.”

“Provei o mundo e ele já não veste as cores do romance que costumava usar.”


Este é o terceiro livro da série Anne de Green Gables, portanto, caso ainda não tenha lido os dois anteriores saiba que haverá spoilers da história. 

Nesta edição seguimos Anne indo à universidade O início da narrativa é marcado por conversas entre Anne e sua amiga Priscila, ambas têm receio sobre as peripécias futuras das quais estão sujeitas a partir do momento que deixarem Green Gables Ao longo da história, acompanhamos a trajetória das moças em seus anos na faculdade, os novos personagens que surgem expandindo suas relações sociais além de Green Gables, como a Phillipa da qual apresenta uma personalidade mais expansiva e aberta ao mundo, gerando um choque e admiração em Anne. 

Em comparação com os outros livros da série este foi, de longe, o mais melancólico, principalmente em seu início. No entanto, a sensação diminui conforme o enredo prossegue e percebemos uma constante mudança comportamental em Anne e também em suas amigas, junto ao período de provas universitárias, responsabilidades e, além de tudo, o conhecimento intrigante e confuso de Anne em relação a Gilbert. A inocência, aos poucos, revelando-se cada vez mais distante dando sequência aos tenebrosos passos da vida adulta. 

Um livro realmente muito bonito, composto por capítulos dos quais apresentam reflexões subentendidas em meio as entrelinhas e, para quem já leu os outros livros, uma mudança de ambientação, visto que os outros eram apenas focados na vida pacata e interiorana de Green Gables. 


Recomendadíssimo! Não desista da saga.

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas