Matilda, de Roald Dahl

 


“Matilda nunca se detivera para imaginar onde seria a casa de Srta.Mel. Sempre a vira simplesmente como uma professora, uma pessoa que aparecia do nada, dava aula na escola e sumia de novo. ‘quem de nós’, Matilda pensou ‘ algum dia parou para pensar para onde os professores vão quando as aulas terminam? Nunca nos perguntamos se moram sozinhos, ou se moram com a mãe, com alguma irmã ou com o marido.”

Muitos conhecem Matilda a partir da adaptação cinematográfica de título homônimo, dirigido por Danny DeVito. Entretanto, a história também se trata de um livro de Dahl, senão um dos mais famosos do autor.

A história é narrada em terceira pessoa, em que o leitor conhece Matilda, uma menina dotada de extrema inteligência. Seus melhores amigos são os livros, portanto, em muitos momentos são citados diversos clássicos da literatura mundial durante a leitura. Entretanto, apesar de sua capacidade cognitiva e facilidade para os estudos, ela não é incentivada por seu familiares para seguir em frente, pelo contrário, sua mãe, pai e irmão, são pessoas com personalidade distinta da de Matilda. Mas, tudo muda quando a garota passa a frequentar a escola e conhece a Senhorita Mel.

Eu já tinha assistido ao filme, mas ler o livro foi um excelente complemento para acompanhar com mais detalhes os pensamentos de Matilda e relembrar alguns detalhes esquecidos pelo tempo.

 

Recomendadissímo, principalmente para quem é professor.

Cuidado com as entrelinhas e até a próxima resenha.

Comentários

Postagens mais visitadas